Redes ponto a ponto
É uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes ponto-a-ponto podem ser configuradas em casa, em Empresas e ainda na Internet.
Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar-se um ao outro. Uma rede ponto-a-ponto pode ser usada para compartilhar músicas, vídeos, imagens, dados, enfim qualquer coisa com formato digital.
Os usuarios são os participantes da rede igualmente privilegiados na aplicação. Essa aplicação tem suas tarefas ou cargas dividas em pares. Cada computador da rede é um nodo (ponto de interconexão da rede) e fica responsável por uma parcela dos recursos da rede, tais como armazenamento, poder de processamento e largura de banda. Os recursos são divididos diretamente entre cada participante da rede sem a necessidade de uma coordenação central de um servidor ou hosts.
Autor:Shirky, C. fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Peer-to-peer
Redes cliente servidor
Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.
esperam as solicitações de entrada.
Autor:MENDES, Antonio fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cliente-servidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário