Pesquise aqui

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Topologias de redes Vantagens e Desvantagens (Principais)

Ponto-a-ponto
Vantagens 
  • Baixo Custo
  • Facil implementação
  • Sistema simples de cabeamento   
Desvantagens
  • Baixa segurança
  • Todos as CPUs necessitam ser completos        

Tipos de Topologia

Topologias Físicas 


A topologia física pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo estrela, barramento e anel. 

Topologia de redes

O que são :

 A topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Classificação de redes


Existem três tipos de classificações de redes a por distancia, a por topologia, e a lógica.
 Na classificação por distância: existe a LAM (local area network), a MAN (metropolitan área network), WAN (Wide Area Network).

Modos de transmição

Simplex

 Uma comunicação é dita simplex quando há um dispositivo emissor e outro dispositivo receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidirecional, não havendo retorno do receptor. Pode-se ter um dispositivo transmissor para vários receptores, e o receptor não tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos.

Tipos de redes

Redes ponto a ponto

É uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes ponto-a-ponto podem ser configuradas em casa, em Empresas e ainda na Internet.

Transmissão de dados

O objetivo de uma rede é transmitir informações de um computador para outro, para isto, é preciso primeiramente decidir qual é o tipo de codificação do dado a enviar, ou seja, a sua representação informática.