Pesquise aqui

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Wep

Padrão IEEE 802.11

     A primeira versão do padrão 802.11 foi lançada em 1997. Com o surgimento de novas versões, a versão original passou a ser conhecida como 802.11-1997 ou, ainda, como 802.11. O padrão se trata de uma tecnologia de transmissão por radiofreqüência, o IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) determinou que o padrão operasse no intervalo de freqüências entre 2,4 GHz e 2,4835 GHz. Sua taxa de transmissão de dados é de 1 Mb/s ou 2 Mb/s e é possível usar as técnicas de transmissão DSSS e FHSS.
      A DSSS cria vários segmentos das informações transmitidas e as envia simultaneamente aos canais. A FHSS utiliza um esquema de "salto de freqüência", onde a informação transmitida utiliza determinada freqüência em certo período e, no outro, utiliza outra freqüência. Isto faz com que o FHSS tenha velocidade de transmissão de dados um pouco menor, mas, torna a transmissão menos suscetível à interferências. Existem outros padrões como:

Wep

Métodos TKIP, WPA, WPA2

TKIP:

O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) é um algoritmo de criptografia baseado em chaves que se alteram a cada novo envio de pacote. A sua principal característica é a frequente mudanças de chaves que garante mais segurança.

WPA:

Também chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), essa primeira versão do WPA (Wi-Fi Protected Access) surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-Fi Aliança e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nível de segurança das redes sem fio ainda no ano de 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP. Com a substituição do WEP pelo WPA, temos como vantagem melhorar a criptografia dos dados ao utilizar um protocolo de chave temporária (TKIP) que possibilita a criação de chaves por pacotes, além de possuir função detectora de erros chamada Michael, um vetor de inicialização de 48 bits, ao invés de 24 como no WEP e um mecanismo de distribuição de chaves.

Softwares que burlam a segurança


Atualmente com a grande venda de notebooks as redes sem fio estão se popularizando rapidamente e não é difícil encontrá-las em empresas e residências. Apesar de práticas são as mais inseguras e mesmo aqueles que  as protegem com senhas criptografadas não estão livres de invasões.
    Nenhuma rede é 100% segura e quem estiver mal intencionado pode com as ferramentas certas invadir computadores e roubar informações, causando problemas.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Descrições de protocolos mais usados



Exitem vários tipos de protocolos, iremos mostrar os mais usados a seguir:

IPX - "Internetwork Packet Exchange". Criado inicialmente pela Novell, foi muito utilizado nas redes locais até que o protocolo TCP/IP dominasse o cenário. Apesar de obsoleto, o IPX ainda está em uso pois há dispositivos antigos que só conseguem se comunicar através dele.

Crimpagem de cabos de rede



Mode Correto de Crimpar

Existem ainda dois tipos de cabo: os cabos diretos e os cabos crossover.Nos diretos, ambas as pontas são feitas utilizando o mesmo padrão, enquanto nos crossover uma ponta utiliza o padrão EIA/TIA 568A e outra o EIA/TIA 568B.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Modelo OSI (Organização Internacional para a Normalização)

O que é ?

O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TCP/IP

Camadas


O que é ?


De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet.

TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Tipos de topologia

Desenhe e cite e explique dois tipo de topologia.

Tipos de transmissão de dados

Eletronicamente falando quais os tipos de transmissão de dados existentes ?

Transmissão de dados

Qual tipo de transmissão de dados é bidirecional, mas não é possível transmitir e receber dados ao mesmo tempo?

Servidores de aplicação

Para que servem os servidores de aplicação numa rede ?

Cabeamento e Protocolo

Explique os componentes Cabeamento e Protocolo em um rede.

Intranet e Extranet

Difereça entre Intranet e Extranet ?

Cliente/Servidor

Defina redes Cliente/Servidor ?

Topoligias de rede

Qual a finalidade das topologias de rede ?

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Topologias de redes Vantagens e Desvantagens (Principais)

Ponto-a-ponto
Vantagens 
  • Baixo Custo
  • Facil implementação
  • Sistema simples de cabeamento   
Desvantagens
  • Baixa segurança
  • Todos as CPUs necessitam ser completos        

Tipos de Topologia

Topologias Físicas 


A topologia física pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo estrela, barramento e anel. 

Topologia de redes

O que são :

 A topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Classificação de redes


Existem três tipos de classificações de redes a por distancia, a por topologia, e a lógica.
 Na classificação por distância: existe a LAM (local area network), a MAN (metropolitan área network), WAN (Wide Area Network).

Modos de transmição

Simplex

 Uma comunicação é dita simplex quando há um dispositivo emissor e outro dispositivo receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidirecional, não havendo retorno do receptor. Pode-se ter um dispositivo transmissor para vários receptores, e o receptor não tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos.

Tipos de redes

Redes ponto a ponto

É uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes ponto-a-ponto podem ser configuradas em casa, em Empresas e ainda na Internet.

Transmissão de dados

O objetivo de uma rede é transmitir informações de um computador para outro, para isto, é preciso primeiramente decidir qual é o tipo de codificação do dado a enviar, ou seja, a sua representação informática.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Por que redes ?

Redes são aplicadas para facilitar o acesso de informações mais rapidamente, sem precisar ficar solto na internet (redes mundial de computadores). Se cria uma rede para certas aplicações com uma lan house ou uma acesso remoto ao seu computador.